30 de novembro de 2009

PARABÉNS, EVA, PELO SEU ANIVERSÁRIO !


                                         
Hoje é uma segunda-feira como qualquer outra. Mas, para mim, é um dia especial, dia de agradecer a Deus por ter permitido que eu vivesse tantos anos e tivesse a oportunidade de tentar crescer como pessoa, de polir as minhas muitas arestas, de melhorar e enriquecer meu mundo interior e batalhar para cumprir os compromissos assumidos, quando aceitei retornar à vida terrena, com o propósito de resgatar meus erros de vidas anteriores.

Hoje é um dia especial para mim pela chance que me dá de revisar e reavaliar minhas atitudes, minhas ações e reações, procurando corrigir o que precisa e pode ser corrigido. Se não conseguir grandes progressos, não me desespero, aceito as minhas limitações, na certeza de que, ao fim e ao cabo, sou um ser humano bem melhor hoje do que fui na juventude. Obrigada, Deus, por minha atormentada e maravilhosa vida!


Amo tão profundamente a vida que esta mesma vida me dá como que o prêmio de continuar vivendo em alegria e em comunicação com o Universo. Hoje, eu já não peço nada a Deus, não planejo o futuro, nem vivo de recordações do passado. Também não temo a morte, sequer penso nela nem encaro a minha como um fato triste. Sei que um dia ela acontecerá e que apenas meu corpo físico terá fim... Minha essência espiritual é eterna...


Quero oferecer a mim mesma uma poesia. Escolhi “ANIVERSÁRIO”, escrita por um dos poetas que mais amo: Álvaro de Campos, heterônimo de Fernando Pessoa. A poesia é belíssima, apesar da tristeza que ensombra cada um dos seus versos. Confesso que, apesar de apreciar muito o texto, por sua qualidade excepcional e pela emoção que nos passa, não sinto a vida, nem me apego a memórias do passado, como faz o poeta, ao ponto de perder o gosto pela existência, reduzindo-a a um avassalador vazio e a uma caminhada sem sentido.


Aniversário insere-se na fase depressiva da poesia de Campos, bem oposta a fase futurista, das grandes odes e da celebração estusiástica das conquistas e realizações da época contemporânea.


ANIVERSÁRIO


No dia em que festejavam o dia dos meus anos,
Eu era feliz e ninguém estava morto.
Na casa antiga, até eu fazer anos era uma tradição de há séculos,
E a alegria de todos, e a minha, estava certa com uma religião qualquer.


No TEMPO em que festejavam o dia dos meus anos,
Eu tinha a grande saúde de não perceber coisa nenhuma,
De ser inteligente para entre a família,
E de não ter as esperanças que os outros tinham por mim.
Quando vim a ter esperanças, já não sabia ter esperanças.
Quando vim a olhar para a vida, perdera o sentido da vida.


Sim, o que fui de suposto a mim-mesmo,
O que fui de coração e parentesco.
O que fui de serões de meia-província,
O que fui de amarem-me e eu ser menino,
O que fui — ai, meu Deus!, o que só hoje sei que fui...
A que distância!...
(Nem o acho...)
O tempo em que festejavam o dia dos meus anos!


O que eu sou hoje é como a umidade no corredor do fim da casa,
Pondo grelado nas paredes...
O que eu sou hoje (e a casa dos que me amaram treme através das minhas lágrimas),
O que eu sou hoje é terem vendido a casa,
É terem morrido todos,
É estar eu sobrevivente a mim-mesmo como um fósforo frio...


No tempo em que festejavam o dia dos meus anos...
Que meu amor, como uma pessoa, esse tempo!
Desejo físico da alma de se encontrar ali outra vez,
Por uma viagem metafísica e carnal,
Com uma dualidade de eu para mim...
Comer o passado como pão de fome, sem tempo de manteiga nos dentes!


Vejo tudo outra vez com uma nitidez que me cega para o que há aqui...
A mesa posta com mais lugares, com melhores desenhos na loiça, com mais copos,
O aparador com muitas coisas — doces, frutas o resto na sombra debaixo do alçado —,
As tias velhas, os primos diferentes, e tudo era por minha causa,
No tempo em que festejavam o dia dos meus anos...


Pára, meu coração!
Não penses! Deixa o pensar na cabeça!
Ó meu Deus, meu Deus, meu Deus!
Hoje já não faço anos.
Duro.
Somam-se-me dias.
Serei velho quando o for.
Mais nada.
Raiva de não ter trazido o passado roubado na algibeira!...


O tempo em que festejavam o dia dos meus anos!...



O contraponto da vida da criança com a do adulto gera um sentimento de vazio absoluto, de perda irremediável de uma felicidade não mais possível de ser recuperada no tempo presente. O presente, para o poeta já na maturidade, nada mais é que um imenso e doloroso vazio, resultante da perda inexorável do bem mais precioso que tinha outrora: a sentimento de pertencimento, de aconchego, de proteção e de alegria, proporcionado pela vida em família. A infância assume, assim, uma conotação de tempo bom, de vida perfeita e de felicidade absoluta, metáfora do paraíso e reduto da nostalgia e da saudade.


O eu lírico expressa o seu desejo impossível de voltar à infância, seu anseio inútil de recuperar do passado. “Vejo tudo outra vez com uma nitidez que me cega para o que há aqui...”, diz o poeta tentando em vão substituir o presente obscuro pelo passado venturoso, rejeitando o presente como um tempo degradado, de ausência, de perda, de aflitivo vazio e de agônica solidão, ou seja, um tempo que já perdeu o sentido e desconhece a alegria.


Assim, a festa de aniversário reveste o sentido simbólico de um ritual familiar no qual a criança é celebrada, torna-se o centro das atenções e do carinho de todos. No presente, ele é apenas o sobrevivente triste de si mesmo, o solitário ser humano, envelhecido, amargurado, vivendo das memórias do que já não é, do que já não tem.

25 comentários :

Eva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Eva

Parabéns. Desejo muita felicidade em todos os dias de sua vida. A poesia foi presente para mim também. Um cheiro de Tânia

A Itinerante - Neiva disse...

Eva,

Querida, parabéns pelo seu aniversário. É mesmo um privilégio quando se vive de forma plena e pode-se sentir recompensada neste dia.

E para nós, sempre um privilégio partilhar um pouco de sua vida.

zilhões de felicidades hoje e sempre!

Beijoss

Norminha99 e Gina099 disse...

Parabéns pelo seu niver, que hoje seje um dia verdadeiramente pleno, e que essa plenituda se mantenha, em todos os dias de sua vida. Beijão no coração.

Eva disse...

NEIVA
Obrigada, amiga pela visita e pelas palavras tão carinhosas. Um abraço.

Eva disse...

TÂNIA
Um abraço carinhoso para você.

Eva disse...

NORMINHA e GINA
Obrigada pela dupla visitinha e pelos cumprimentos. Bjs.

Mamis disse...

Parabéns Eva, Feliz Aniversário, te desejo tudo de bom, tudo o que desejar e precisar! bjs

Mariquinha disse...

Pra receber os parabéns, vai ter que ir lá no M&M, amiga!! Beijos!

vanny marques disse...

Eva... parabéns! Dia de aniversário para mim, é a oportunidade de renascer, repensar e buscar fazer melhor, com mais sabedoria. Felicidades e muita sabedoria, que aliás você tem de sobra, para que você possa continuar compartilhando conosco. Adoro tudo o que você escreve... como sempre digo, você é muito chic. Grande abraço, Vanny.

Sel disse...

Eva menina, PARABÉNS!!!

Felicidades mil, saúde de montão, super beijo e que vc esteja nos ensinando a ser pessoas melhores por muuuuiiiiitos anos mais.

BECA disse...

PARABÉNS!! MUITAS FELICIDADES E MUITO ANOS DE VIDA!!

BJS.

maria teresa disse...

Eva PARABENS,deixei meu recadinho essa madrugada nos comentarios do outro post,mas vale repetir mtas felicidades,saude e sucesso,bjos

Jane disse...

PARABÉNS por tudo !
Pela vida brilhantemente traçada e percorrida,pelas caminhadas que são mais importantes que as chegadas,por sua sensibilidade, seu bom homor, inteligência e todo o carinho com que nos recebe e nos vista.
Vc me deu coragem para comemorar o meu niver tb, no dia 24 de dezembro (Ô data para se nascer...)Eu ADORO celebrar aniversários, comprar presentes para os amigos etc...
Como não posso sair para te dar um presente, afinal moramos longe pra caramba... te dou um cantinho do meu coração cheio de carinho
bjks querida amiga

Blog da Fatima disse...

Eva..
parabéns Flor.
Tudo de bom...muita saúde, sucesso, que a felicidade seja uma constate na tua vida sempre!!!!!

Bjos no ♥

Eva disse...

MAMIS,
obrigada pela visita e pela amizade. Sabe o que costumo fazer, quando quero desanuviar o espírito? Pois bem: visito o Fofocas de Marte, dou boas risadas com o seu bem humorado estilo de escrever e sua visão divertida das coisas, dos fatos e das pessoas, inclusive de si mesma. Saio de lá ainda sorrindo. Um abraço bem grandalhão.

Eva disse...

MARIQUINHA , querida amiga, já fui lá e chorei, sabia? Sou mesmo uma chorona, emociono-me com manifestações de afeto à minha pessoa. Você e Eva deram-me o meu primeiro aniversário virtual. Adorei! Obrigada, amiga.

Eva disse...

VANNY
Obrigada pela visita e pelas palavras amigas e tão gratificantes. Gosto muito de você e das amigas que conheci no MM. Um abraço.

Eva disse...

SEL
Que bom é encontrar você aqui! Obrigada, amiga! Bjs.

Eva disse...

BECA

Obrigada pela visita e pelos cumprimentos. Bjs.

Eva disse...

MARIA TEREZA

Minha amiga, obrigada pela visita e pela amizade. Um grande abraço.

Eva disse...

JANE

Já faz um bom tempo que estamos fruindo uma convivência virtual, cada vez, mais afinada. Graças à Lana, cheguei a você e a Glória, Este o foi o melhor presente que ela me deixou. Obrigada, amiga, pelo apoio e pela amizade cúmplice que me tem dado.
Vou cobrar sua festinha de aniversário. Bjs.

Eva disse...

FÁTIMA

Obrigada pela visita, amiga. Obrigada pelas palavras de carinho. Bjs.

Mari disse...

Parabéns, querida! Muitos anos de vida, felicidades, saúde, e continue sendo essa criatura maravilhosa, viu?
Ah, e como o seu blog foi um dos que mais trouxeram visitas em novembro, eu te promovi para a primeira página rs. Fiz um banner provisório pra você. Se não gostar, me mande outro nas dimensões 120x60, tá?

beijooo

Anônimo disse...

[b][url=http://digitalimagingsiteone.com/item/2260-Adobe-Creative-Suite-5-Master-Collection.html]Adobe Creative Suite 5 Master Collection - $249.95[/url]
[url=http://digitalimagingsiteone.com/item/2134-Windows-7-Ultimate-64-bit.html]Windows 7 Ultimate 64 bit - $79.95[/url]
[url=http://digitalimagingsiteone.com/item/1535-Windows-XP-Professional-with-Service-Pack-3.html]Windows XP Professional with Service Pack 3 - $59.95[/url]
[url=http://digitalimagingsiteone.com/item/2272-Office-Professional-Plus-2010-64-bit.html]Office Professional Plus 2010 64-bit - $79.95[/url]
[url=http://digitalimagingsiteone.com/item/2259-Adobe-Photoshop-CS5-Extended.html]Adobe Photoshop CS5 Extended - $69.95[/url]
[url=http://digitalimagingsiteone.com/item/1826-CorelDRAW-Graphics-Suite-X4.html]CorelDRAW Graphics Suite X4 - $119.95[/url]
[url=http://digitalimagingsiteone.com/item/2256-AutoCAD-2011.html]AutoCAD 2011 - $199.95[/url]
[url=http://digitalimagingsiteone.com/item/2262-Norton-360-Version-4.0-Premier-Edition.html]Norton 360 Version 4.0 Premier Edition - $49.95[/url]
[url=http://digitalimagingsiteone.com/item/2299-Adobe-Creative-Suite-5-Master-Collection-for-MAC.html]Adobe Creative Suite 5 Master Collection for MAC - $259.95[/url]
[url=http://digitalimagingsiteone.com/item/2295-Adobe-Photoshop-CS5-Extended-for-MAC.html]Adobe Photoshop CS5 Extended for MAC - $69.95[/url]
[url=http://digitalimagingsiteone.com/item/2296-Adobe-Dreamweaver-CS5-for-MAC.html]Adobe Dreamweaver CS5 for MAC - $69.95[/url]
[url=http://digitalimagingsiteone.com/item/1832-Microsoft-Office-2008-Standart-Edition-for-Mac.html]Microsoft Office 2008 Standart Edition for Mac - $119.95[/url]
[url=http://digitalimagingsiteone.com/item/1996-Mac-OS-X-10.6-Snow-Leopard.html]Mac OS X 10.6 Snow Leopard - $29.95[/url]

[url=http://digitalimagingsiteone.com/][img]http://digitalimagingsiteone.com/img/baner/big1.jpg[/img][/url]

free software for adobe, [url=http://digitalimagingsiteone.com/]coreldraw x4 draw a spiral[/url]
[url=http://digitalimagingsiteone.com/]to buy adobe software in[/url] buying software to buy mobile software
microsoft frontpage software [url=http://digitalimagingsiteone.com/]opensource educational software[/url] adobe reader software
[url=http://digitalimagingsiteone.com/]tailor shop software[/url] cheapest tax software
[url=http://digitalimagingsiteone.com/]acdsee standard[/url] nero 8 vs nero 9
jewelry store software [url=http://digitalimagingsiteone.com/]autocad jobs in greensboro, nc[/url]

[url=]adobe slideshow software[/url]
[url=]order for software[/url]
[url=]store finder software[/url]
[url=]sale software solutions[/url]
[url=]office management software[/url][/b]