5 de julho de 2009

Hoje a festa é minha, hoje a festa é nossa!




Minhas amigas e meus amigos, preciso partilhar com vocês a minha grande e inenarrável alegria dessa tarde, talvez a maior já sentida desde 2005. Vocês imaginem aquele tipo de alegria profunda que sentimos ao ver diante dos nossos olhos o objeto de nosso desejo, inteiraço... Ai, Jesus! Imaginem o que foi poder tocá-lo, passar-lhe as mãos, aconchegá-lo junto ao coração, num abraço que era mais da alma que do corpo. Imaginem o que significa realizar um grande sonho, tantas vezes adiado, já julgado perdido, como tantos outros que se dispersaram na poeira das estrelas... E, de repente, o sonho engavetado, relegado ao olvido, ressurgiu das sombras com a força e o ímpeto das grandes tempestades.


Ainda estou com um sorrisão dentro de mim. Já pulei, já chorei, já dei risadas e muitos beijinhos nele. Já fiquei olhando embevecida, chamei-o de lindo, de fofo, de tesão de minha alma, deitei na cama com ele sobre meu coração, deixei-o no meu colo bem juntinho de meu peito, enquanto passavam em minha mente minha luta por ele, em Lisboa, no Rio, em Recife...foram tantas as viagens, atravessando o oceano inexorável e profundo que me separava das possibilidades de realizar meu projeto. Quase sufoquei de emoção ao sentir o seu cheiro especialíssimo de papel novo, de tipografia, cheiro de azul, a cor do beijo!

Pois é, toda essa emoção tomou-me de assalto, ao receber um pacote, abri-lo e deparar-me com o volume do novo livro, recém impresso pela Editora Mulheres, em Santa Catarina, que escrevi juntamente com duas outras professoras, numa parceria feliz entre três amigas que quiseram estudar, pesquisar e crescerem juntas na literatura e no esforço pela valorização da Mulher. A pesquisa inicial data do ano de 1985. Começou nos acervos bibliotecários portugueses do Brasil, continuando em Portugal, com o apoio de uma bolsa de pesquisa concedida pela Fundação Calouste Gulbenkian que me possibilitou dar prosseguimento às pesquisas em algumas bibliotecas de cidades portuguesas.

Em 1987, os trabalhos foram suspensos devido ao afastamento de duas das pesquisadoras para realizarem o doutorado: Constância foi para a USP e eu fui para Lisboa. Retomamos as pesquisas cinco anos depois, mas as dificuldades foram aparecendo, o desânimo chegando, uma das pesquisadoras -Diva Cunha- aposentou-se e, pouco depois, a segunda parceira – Constância - pediu a aposentadoria e mudou-se para Belo Horizonte, sua terra de origem, onde reside. Neste ponto, tornou-se impossível continuar e o projeto foi engavetado até 2007, quando decidimos não abrir mão do nosso sonho, já adiado para este século. Convidamos Conceição para completar o trio, tocamos a trabalhar e o resultado aí está. Obrigada, Deus!

Este Dicionário reúne cerca de dois mil verbetes com informações biobibliográficas acerca de escritoras portuguesas surgidas a partir do século XV até à contemporaneidade, incluindo as nascidas nas ex-colônias e no estrangeiro que publicaram suas obras em Portugal. Com ele, suas autoras, pretendem resgatar do esquecimento as escritoras e as suas obras relegadas ao olvido e ao limbo literário pelo descaso de historiadores e estudiosos da literatura que, sistematicamente, ignora suas existências em suas publicações. Nosso objetivo é contribuir para tornar a Literatura Portuguesa (bem como a brilhante trajetória literária das mulheres lusitanas nas letras) mais conhecida e mais apreciada.

Simone Pereira Schmidt (UFSC/CNPq) escreveu, na orelha do livro, palavras que fazem justiça ao nosso trabalho. É estupenda a sutileza com que ela captou o espírito do nosso projeto, como percebeu a importância do nosso trabalho para as pesquisas literárias.

“Tinham razão as famosas três Marias ao se perguntarem, nos anos 70 que já são história: ”mas o que pode a literatura? Ou antes: o que podem as palavras?´ Sua pergunta ecoava num tempo em que as mulheres, em Portugal, ainda lutavam contra um espesso manto de silêncio, a encobrir cada uma de suas palavras, de forma aberta ou velada, mas de todo modo violenta. No entanto, sabemos hoje, as mulheres em Portugal, como em outras partes do mundo, sempre encontraram formas de se expressar, anda que silenciadas, censuradas ou simplesmente ignoradas. Já na origem dessa literatura, encontramos seus cantos de trabalho, de amor e de folguedos, que serão incorporados à tradição como “cantigas de amigo”.

Na forma como tais cantigas passou a integrar o cânone ocidental, percebemos, como assinala Ria Lemaire, o processo de desaparecimento de ricas tradições orais em que predominava a autoria feminina. Este processo se estende, de modo mais ou menos contínuo, perpetuando a hegemonia de uma cultura escrita e predominantemente masculina, até a década de 50, não se encontram nesta tradição literária, os rastros de uma genealogia feminina. Nesse sentido, o trabalho de Constância Lima Duarte, Conceição Flores e Zenóbia Collares Moreira, dedicado a recolher, reunir e dar forma inteligente e sensível às informações dispersas sobre tantas escritoras em Portugal, vem alterar significantemente esta história de imperdoáveis esquecimentos e lacunas.

Do século XV até o presente, encontramos, neste Dicionário de Escritoras Portuguesas, as vozes de duas mil mulheres a manifestarem suas lutas e sofrimentos, suas alegrias e amores. Encontramos, enfim, o registro escrito, nas mais variadas formas, de uma experiência feminina que, infelizmente, não se perdeu. Resultado de um respeitável empreendimento de pesquisa, este Dicionário nomeia e celebra as escritoras do passado, e dialoga também, com igual vibração e rigor acadêmico, com as escritoras do presente. Tal procedimento nos faz recordar as palavras de Virginia Woolf, quando afirmava que, através do nosso trabalho, a “irmã de Shakespeare” encontra sua chance de nascer, “extraindo sua vida das vidas das desconhecidas que foram suas precursoras”.

A concretização de um projeto como este renova nossa certeza no caráter transformador da crítica feminista, que alterou definitivamente o cenário da história literária, promovendo, como vemos nestas páginas, o encontro das escritoras que, em diferentes momentos da história, recusaram o silêncio”.

14 comentários:

A Itinerante - Neiva disse...

Eva!

Que notícia maravilhosa. Grande conquista!

O prefácio é maravilhoso e deixa com água na boca de vontade de ler o livro e conhecer a estória que contém.

Sem dúvida alguma, um trabalho importantissimo que não permitirá que obras preciosas caiam no esquecimento.

Parabéns e muito sucesso a vocês três.

Beijos

Eva/RN disse...

Neiva
Obrigada por sua opinião cheia de energia boa. Esse trabalho foi resultado do esforço de décadas, pois, mesmo quando as minhas parceiras desistiram dele, devido as dificuldades para publicá-lo, eu continuae com a pesquisa, sempre na busca de novos nomes, de novos dados. Há dois anos, comecei a insistir com a minha amiga mineira (Constância) para retomarmos os estudos. Entristecia-me ver um trabalho de tantos anos ficar no silêncio das nossas gavetas. Nesa tentativa tudo deu certo. O livro está muito bem editado. Em 2010, vamos publicar a antologia (Escritoras Portuguesas)que deverá ser o segundo volume do trabalho. Esta irá até o final do século XIX. As escritoras do sécilo XX e primeiras décadas do XXI serão focalizadas em um ensaio que já tenho pronto, dorminhando na gaveta (O Itinerário da poesia feminina portuguesa - Século XX).

Glória disse...

Eva, que notícia estupenda! Parabéns por esta mais nova conquista, numa estrada de vitórias que é a sua vida!! Você merece!

Eva/RN disse...

Glória querida

Estou muito contente com esta publicação que é também uma homenagem às mulheres escritoras.
Aliás, quero comunicar às minhas poetas do coração : você, Layla e Mariza, que vou fazer mesmo uma comunicação no Seminário de Literatura & Mulher sobre a poesia das três no universo virtual. Um abração

Marise disse...

Eva,

fico imensamente feliz por vocês! Que boa notícia!!! Parabéns, sucesso. bjs

Lugirão disse...

"Eva", parabéns... já conhecia seu trabalho junto a UFRN... confesso que já sabia sua identidade e andei olhando o seu trabalho... bom ver seu sonho realizado...

Desejar mais sucesso é desnecessário...

Boa semana para ti.

Eva disse...

Lugirão

Meu currículum lattes é fácil de ser acessado. Desde 2005, não o atualizo, mesmo assim, toda a minha vida acadêmica lá está.
No Google tem muita coisa, tomei um susto, quando minha sobrinha me avisou sobre isto. Escreci meu sobrenome e apareceu o que havia lá.
Obrigada pelo cumprimento.

Eva/RN disse...

MAMIS,
Obrigada, amiga.

Euzika disse...

Eva, parabens por mais esse sonho realizado! Como é bom se sentir vivo atraves de uma conquista, nos faz querer mais e acreditar que sempre é possível. Beijos para você!

Eva/RN disse...

Euzika
Obrigada pela vista. Você nem imagina o que este livro representa para mim... A história da pesquisa para realizá-lo entrelaça-se com a minha própria história... e são muitas as histórias!

Anônimo disse...

Parabéns Eva, você merece!!!
Que belo exemplo você nos dá mais uma vez: Nunca desista de seus sonhos!!!
Você perseverou e venceu!!! Sucesso menina, tudibom!!!
Bjs carinhosos. Sel

mimo disse...

Oi eva, vi teu recado, pois é quando a gente clica no link que você colocou sai assim: www.temvacasnamoita.blogspot.com
mas o link certo é este:

http://temvacanamoita.blogspot.com

coloquei destacado assim vc pode copiar e colar no lugar do endereço URL, porque tem um "s" a mais. beijos e obrigada pela gentileza de sempre

Eva/RN disse...

EUZIKA
Obrigada pela visita e pelas palavras carinhosas. Bjs.

Eva/RN disse...

SEL
Que bom é receber a sua visita. Obrigada. Bjs.