14 de março de 2011

Sou PRETA e a minha raça é NEGRA.


"Sim, sou PRETA e minha raça é NEGRA".  Isto disse e repetiu, reiteradamente, Jaqueline Faria, a bela e escultural deusa de ébano, no início do BBB11, do alto do orgulho que sente de sua origem afro, bem sustentada pela viga mestra de uma lúcida consciência negra. Coisa rara em um país, no qual a maioria dos negros esqueceu que são descendentes espirituais do valoroso Zumbi dos Palmares. Infelizmente, a maioria embranqueceu a alma, deixou que desbotasse a pretidão interior, despojou-se da negritude que a distingue, que deveria estar decalcada no mais profundo do seu ser, como estivera nos seus ancestrais, trazidos a ferros para ter a liberdade e a dignidade roubadas pela cobiça desalmada do branco. Branco na cor e na raça, cor que, em sua narcísea vaidade, julga ser de uma beleza ímpar. Raça equivocadamente julgada superior. 

O racismo, no Brasil, é tão forte o quanto é camuflado. Forte, camuflado e subreptício, para se lhe impôr limites, foi preciso uma lei para obrigar a cambada braquela, inclusive a da Globo, a incluir “n” por cento de negros/as em seus programas, novelas, etc. Graças a existência de tal lei, Jaqueline, Janaína e Lucival foram admitidos no BBB11.

Jamais uma pessoa negra conseguiu sair vencedor do programa. A que chegou mais perto do prêmio milionário foi Vanessa, a bela modelo do BBB1, classificada no segundo lugar. O racismo enrustido dos participantes se encarrega de mandar para o paredão os negros, e o público se encarrega de defenestrá-los. Na blogosfera, já testemunhei toda sorte de injúrias contra participantes negros, em alguns casos raiando a crueldade e o desrespeito mais profundo à dignidade da pessoa, como ocorreu com Iran Gomes (BBB6), com Aline (BBB5) e Solange (BBB4). 

O próprio Bial disfarça mal a sua má vontade com afro-descendentes. Sua deferência e predileção recai sempre nas periquetes, quengas e pervertidas que selecionam, com amor e carinho, em todas as edições. Se estas jogam confeti na vaidade dele. Se o fazem se sentir um garanhão... O cara entra em delírios.  Jaque não lambe as botas do velhote babão...

No BBB11, uma onda violenta de animosidade e ojeriza foi despejada contra os três negros selecionados, especialmente contra Janaína. Bial se mostrava todo dengoso com Lucival, mas tratava-o com ironia, buscando mostrá-lo como a língua de trapo da edição, o que vivia de fofocas, obscurecendo, assim, quaisquer predicados que o jornalista tivesse. Triste e lastimável atitude, vinda de um homem civilizado. Instruído e inteligente, com idade suficiente para ter mais compostura.

Janaína foi o alvo de uma obsessão persecutória de blogueiros, comentaristas, alimentadas pela notória antipatia que Bial sentia pela moreninha alto astral, lindinha, bom caráter e, em termos de conduta e decoro, muito superior  à maioria das mulheres levianas, pervertidas, vulgares e promíscuas da casa mais depravada do Brasil. 

Eliminados Janaína e Lucival, o alvo da artilharia pesada passou a ser a bela Jaqueline. Acusam-na dos maiores absurdos, dentre eles, de aliar-se ao time dos cuecas, como se cada pessoa no reality não pudesse ter a liberdade de escolher com quem faz alianças, de gostar de A ou de B, de votar em quem tem vontade e de indicar ao paredão quem acha que deve ir. Qual é? Uma pessoa negra não pode fazer tudo isto que as brancas fazem? Fala sério! Pensar assim, é querer impor à Jaqueline uma filosofia de senzala. 

Acusam-na de ter se tornado submissa a MauMau. Não vi as coisas sob este prisma. Não vi submissão nem subserviência na relação entre Jaque e Maurício. Talvez ela se sinta bem na companhia dos rapazes, por motivos semelhantes aos que fazia Adriana preferir estar com eles. Afinal, é tortura chinesa aturar as conversas boçais  de Maria,  Diana e Paula sobre o mesmo tema: Baixarias sobre sexo. 

Se Jaqueline tem reservas com Diana, não é por implicância, mas sim por causa das grosserias que tem ouvido da loura azeda, mal humorada e metida a crítica. Uma das “delicadezas” da “viúva Porcina” para com Jaqueline foi dizer para esta que “a produção só lhe mandava roupas de puta” (para as festas). Pena que Jaqueline não tenha feito um medonho barraco, fazendo a arrogante engolir o desaforo e a falta de respeito.  Inveja é o mal de Diana, uma mulher masculinizada, sem elegância, sem porte, com aquela andar de marreca fora da água... Charme e carisma zero!

Na edição da quinta-feira, foi a vez de Bial passar das contas em suas pseudo-brincadeirinhas dirigidas à Jaqueline, magoando-a e humilhando-a em rede nacional, como é seu costume fazer com quem não simpatiza. 

Jaqueline desabafou sua decepção com Pedro Bial, na tarde desta sexta-feira (4), dizendo que se ofendeu com uma observação feita pelo apresentador no programa da quinta-feira (3). Bial, se fazendo de engraçadinho, quis saber mais sobre a aproximação de Jaqueline e Rodrigão durante a festa boteco e perguntou para Jaqueline: "É verdade que o Rodrigão tem um cheiro especial?". 

Jaqueline respondeu que, apesar de todos estarem mais carentes, o que aconteceu entre ela e Rodrigão foi apenas uma brincadeira. Com aquele risinho irônico e maldoso que usa quando quer confundir e vexar quem não goza de sua simpatia, Bial soltou o veneno: "Você sabe que brincar e... Quer dizer a mesma coisa. No livro "Macunaíma”, de Mário de Andrade, as pessoas brincam quando querem... Ou seja, é um jeito bonitinho de falar de sexo". Na mente suja e preconceituosa do apresentador, certamente, moças negras e pobres são sinônimo de vadias.

Que deselegância! Bial sabe que Rodrigão, como Wesley, considera Jaqueline um zero à esquerda em uma eventual lista de escolhas. No BBB1, a modelo negra Vanessa viveu um romance com um homem branco. Mas, ele era francês e fascinado pela beleza e graça da mulher afro-descendente. Alguém já viu negros e negras vivendo romances do BBB? Juliana Alves era linda, mas os homens nem a notavam. Só foi convidada para ser capa da PlayBoy depois do seu sucesso nas novelas da Globo.  Coisa rara... Alguém já viu alguma negra saída do BBB fazer paparazzo ou PlayBoy?  

Talula tentou amenizar e disse para Jaque que Pedro Bial faz isso porque é muito brincalhão. Jaqueline não recuou e voltou a afirmar que não gostou do que ouviu. "Eu me senti mal quando ele citou o livro "Macunaíma" e disse que brincar e transar são a mesma coisa". 

Dianão dá show de depravação, lambe e beija mulheres e homens, faz strep em festa, corre sem soutien para a piscina, embriaga-se, diz barbaridades sexuais... O apresentador põe panos mornos da depravação da loura azeda. Maria faz questão de ser espetaculosa, despudorada, comportando-se como uma rameira destravada. O apresentador acha uma gracinha e até declara se sentir o pai da mimosinha ordinária... Paula pinta e borda, acompanhando sua mestra Dianão. O apresentador se derrete todo para “Pauliiiiiinha”. 

E, assim vai, na net, na produção e na vida cá fora, todo mundo fazendo de conta que não há racismo no Brasil, enquanto esbravejam contra Jaqueline, inventam motivos fúteis para diminuí-la e clamavam por sua indicação ao paredão! Até que enfim, ela foi indicada e vai ser eliminada com uma rejeição infame. A mesma onda de ódio e de negatividade invadiu a NetBBB como uma tsunami.  O linchamento moral da linda negra  está sendo aflitivo...  Transferem para ela todo o ódio e sede de vingança que recaíara sobre MauMau, pelo fato dela ter gostado dele e o apoiado na festa do sábado, quando este estava sofrendo as picuínhas de Maria. 

Como neste fétido BBB11, estou na contramão das escolhas gerais, embora não torça por  Jaqueline, gostaria que ela escapasse do paredão juntamente com Wesley.  Coragem Jaqueline...  Um mundo de oportunidades a espera fora da casa.  Uma mulher linda e cheia de brio. como você, jamais ficará no esquecimento.  



FICA, WESLEY!    VOCÊ É O CARA!!!  O HOMEM EDUCADO, GENTIL  E  BRIOSO QUE FALTAVA NA CASA DO BBB11. 

9 comentários:

Anônimo disse...

Senhora Eva, sou o André e já deixei recado no Rabiscos... Estou aqui só para complementar Estou votando contra a Jaqueline não pela cor da pele, pois apesar de ser caucasiano, sou casado com uma negra com quem vivo muito bem ha mais de 25 anos, acredito que isso seja prova de que não sou racista, pelo menos no que me diz respeito. Como escrevi em seu outro blog, Jaqueline está pagando pela escolha errada, o amor que afirmou ter pelo Reciclador a está tirando do programa hoje.

Anônimo disse...

Oi Eva, lindos os textos sobre a Jaque, meu nome é Fátima, como vc também me sinto indignada com o BBB11. Também não entendo esse ódio pelo Maumau e por todos que se dizem amigos dele. Sinto vergonha de ser mulher quando vejo a essa atriz de quinta em cena, porque cena é a única coisa que ela faz, mas vamos combinar, cenas de puro mal gosto, mal executadas, mal dirigidas (Diana e Daniel) e mal escritas(pelos próprios tico e teco da dita). Como dizia o poeta; Assim caminha a humanidade...

Anônimo disse...

Como não gosto de escrever anônimo e as opções me obrigam a isso, sou o André e volto aqui para dizer apenas que a postura de dono do programa e de ditador do que poderia ou não ser feito dentro da casa acabou com a imagem do Reciclador e dos que o seguiram. Simples assim.
O cara montou uma rede de seguidores, verdadeiros vassalos e sobre eles espalhava sua "nobreza", e se posicionava como ofitador do que era certo e o que era errado, Essa função no programa é nossa e não abrimos mão dela, além das sandices que falava, na prática fazia o inverso. Por que ele se achava no direito de mandar ao paredão quem ele achava que não eda digno de conviver na cada e ao ser votado ou mesmo um da vassalagem dele, ficava indgnado? O jogo é assim, votar e ser votado, e como pretenso dono do prohrama queria impor sua vontade dele sobre todos os outros e quem não agia como ele achava correto, era taxado como "do mal", quando na verdade o mal na casa era ele próprio. Que bom que agora vai poder reciclar lixo a vontade. esqueceu ele que pessoas não são o que ele costuma reciclar. Depois da sonora rejeição que teve do público, deveria estar reciclando os próprios conceitos, e levar a nobreza e todas as baboseiras que não empregava para si próprio para bem longe da minha TV. E quem aderiu vai pagar o preço de ter feito a escolha errada, os vassalos do "Reizinho" do programa vão pagar por terem se submetido a aquele que pensaram errôneamente ser o mais forte.

De passagem disse...

Oi Eva!!!
Saudades de vc. Bom, a Jaque vai sair hoje não pela cor de pele, mas porque realmente a Jaque errou no BBB. Errou ao aceitar servir de pano de chão dos meninos, errou ao ser totalmente submissa a um lado que ela achava forte e não era. O índice de rejeição apontado pelas pesquisas, é compreensível. Claro que se Jaque fosse uma bela loira de olhos claros, o resultado poderia ser outro, ou talvez a rejeição dela não fosse tão alta.

Quanto ao Lucival e a Janaina concordo com vc. Concordo absolutamente com tudo que escreveste, inclusive da campanha sórdida contra a Janaina na net, e as eliminações desses dois participantes foram as mais suspeitas até hoje, pq pelas enquetes eles ficavam. Mas fica um detalhe no ar: Infelizmente os participantes negros que passaram pelo bbb nunca conquistaram o público, então é a única coisa que nao depende só do programa, mas da nossa própria cultura, que é tradicionalmente racista, sexista e homfóbica a 500 anos. Um beijo.

Anônimo disse...

O problema do racismo e do preconceito é que ele distorce o que as pessoas que o têm enchergam.

Racismo de branco contra negros e racismo de negros contra brancos, existem, e a troca de ofensas corre solto: "nega fedida", "negão". Diogo deu uma mostra disso em relação a Jaqueline quando comentou que o suor dela é de branco porque não fedia, e de negro contra brancos: "branco azedo", "branquela" e vários outros "adjetivos" que existem por aí. Bater a mão no braço e gritar: "sou preta" também é uma forma de demostrar racismo, imagina se um branco fizer isso, vai ser massacrado pela afronta, logo vão gritar que é racista.
Também tem contra os japoneses, chineses, muçulmanos, latinos....
Preconceito então, tem de monte nesse BBB, todo os tipos de adjetivos pejorativos: puta, gorda, baleia, viadinho, sapatona......tá difícil achar algum deles dentro do BBB que não tivessem demonstrado isso, e também vimos muito desse preconceito aqui fora.
Talula, branca de olhos claros, Maurício louro de olhos azuis sairam com uma grande rejeição. Sairam por que aqui fora não aceitaram suas atitudes, e a Jaqueline deve sair pelo mesmo motivo. Espera-se que em breve, Paula, loura e Rodrigão branco também saiam com alta rejeição.

Rose

Anônimo disse...

onde está escrito: enchergam leia-se enxergam.

Rose

Eva/RN disse...

Amigos, se me permitem que os trate assim. Li com muito interesse todos os comentários, educados, inteligentes , de gente que sabe se expressar com respeito e refinamento.
Só me resta agradecer a presença de vocês todos e o material excelente que deixaram para a minha reflexão e para quem aqui vier. Não sou a dona da verdade, apenas dou meu ponto de vista, nem sempre o mais acertado. É ótimo ler outas opiniões e crescer com elas. Um abração fraterno para todos vocês.

Anônimo disse...

Eva concordo totalmente com você a globo queimou o filme de Jaqueline... por motivos pequenos eles a condenaram. A Paula deu um anjo para Mauricio e na semana seguinte venceu Janaina ( que o Bial demonstrava antipatia). Tudo o que um negro faz, gera repercursão, se ele ri demais é chato,mas se o branco ri demais ele é simpático. Se o negro é sério ele é tido como antipatico, se o branco for sério ele é autêntico. Eu sou negro tenho nível superior completo, sou funcionário concursado de um Banco. Imagina um curso que estou fazendo, eu o único negro. Todos deram suas opinioes, criticaram feriram e quando eu fui me expor, fiquei marcado. Parece que negro não pode se impor, pois ao fazer isso é tido como arrogante, prepotente, o branco não quando se impõe é porque trm atitude. Isso aconteceu com essa negra linda Jaqueline, com o Lucival ( o Daniel era fofoqueiro, mas a globo queimou só o Lucival) e da mulher de maior caráter desse BBB, a Janaina. É indiganante, um absurso e revoltante.... As pessoas compactuam com a globo...Se o negro sair da linha eles marcam , mas se Diana, a Paula e a Maria dão show de depravação é diversão, imagina se Jaqueline tivesse feito tudo isso, coitada iria sair com maior rejeição, mas eu admiro ela, pois eu também igual a ela tenho orgulho de dizer que sou preto e minha raça é negra, doa a quem doer....

Eva/RN disse...

ANÔNIMO
Seu depoimento emocionou-me, especialmente por confirmar o que acho acerca do racismo do brasileirio. Tenho uma filha adotiva mulata. Eu a peguei sabendo que não era branca, pois queria ser mãe de um ser humano, não importando a sua raça e a sua cor. Por isso conheço o odor fétido, as cores sombrias e a dimensão que pode assumir o racismo enrustido. Criei minha filha cheia de orgulho das suas origens. Adulta, ela se tornou uma linda mulher , com 1.80m de altura, corpo lindo, inteligente, exuberante e uma excelente pessoa. Quando ela era criança experienciei o gosto amargo do preconceito, até na família. Só que eu reagia e não deixava barato o atrevimento. Mas, que o racismo e o preconceito existem, isto é inegável. OBRIGADA pelo comentário sincero e esclarecedor. Um abraço.