12 de agosto de 2013

Uma notável escritora portuguesa...



Hoje reservei um espaço especial para divulgar um belíssimo texto da escritora portuguesa Maria Elvira Bento. Apaixona-me a sensibilidade e a poeticidade que envolvem a prosa dessa mulher com alma de poeta.
Invoquei as forças do Universo. Sentia-me poderosa e livre

À esquina da tarde, quando a luz rósea do Sol se preparava para abraçar o mar, subi a uma rocha solitária e majestosa e olhei pausadamente o horizonte. Uni o polegar e o indicador, virados para cima, arqueei o corpo e invoquei as forças do Universo. Sentia-me poderosa e livre, prestes a levitar.
O tempo sentia-se suspenso. Parado. Nem o vento respirava. A serenidade parecia envolver o Mundo naquele começo de noite mágico, estonteante de encanto, soberbo de magia. Electrizante e iluminador. Do céu caíam partículas cintilantes, poeira de estrelas, que rapidamente cobriram a rocha, deixando-a como um trono cravado num invulgar rochedo.
Depois, o céu abriu-se num tom púrpura, cintilando entre o laranja e o verde-esmeralda. Foi um estonteante festival cósmico envolto em sons harmoniosos com vozes angelicais e acordes magníficos. O desejo de absorver tudo o que via e o querer que algo me fosse revelado, agitava-me. Baixei os braços com as palmas das mãos viradas para cima, esperei por brisas renascidas e desejei que uma chuva macia me envolvesse em âmbares e cristais e me fizesse sentir entre o sonho e a realidade.
Fiquei, como diz a lenda védica, com a leveza da folha, a graça da corça, a alegria do Sol, as lágrimas do orvalho, a inconstância do vento, a timidez da lebre, a dureza do diamante, a crueldade do tigre, a doçura do mel, o calor do fogo, o frio do gelo, o perfume das rosas.
Rodeada de luares, energias e exércitos de átomos, vindos do agora e dos confins do tempo, inspirei as vibrações do Universo e entrei em mundos poderosos e secretos, abertos por uma exclamação mística, dita sete vezes seguida com a voz mais poderosa: a voz do pensamento.
Luminosa e leve, tal como Fernão Gaivota (que vive em cada um de nós) olho agora as minhas asas alvas, adquiridas no Rochedo da Transformação e, então, tal como diz Gaivota, quebro as correntes do pensamento e deslizo sem pudor neste voo da noite.
Senti-me especial e divina. Fernão Capelo lembrou-me (uma vez mais) que não há limites. Lembrou-me a necessidade de superar as nossas fragilidades, medos e lançarmo-nos nos voos da descoberta e da realização. Ao despedir-me do Gaivota, que se preparava para voar dois mil e quatrocentos metros e aterrar em voo picado, ainda me gritou: “não te esqueças nunca de que a verdadeira Lei é aquela que conduz à Liberdade”
(Maria Elvira Bento)

Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.


(Confúcio)

5 comentários:

teresa58 disse...

por gentileza, coloque os post do Rasbiscos de Eva aqui. Tem uma propaganda queb impede a visualizacao.

Eva/RN disse...

Teresa 58
Deletei todas as postagens, após ter lido o seu comentário pouco elegante sobre minha pessoa. Se você mesma disse que decepcionou-se muito com meus posts, se lastimou ter instado com Jane para que fizesse alguma coisa para solucionar o problema com os rabiscos, se me considera uma pessoa destituída de "lucidez", muito me espanta que peça para que coloque o lixo que escrevo aqui no Feminina e Plural.
Continue detestando o tom com o qual escrevo e os preconceitos que permeiam meus texto.
Tenho recebido muitos pedidos para voltar com os posts. Não por nada que tenho muito mais de um milhão de visitas nos Rabiscos. Passe bem.

teresa58 disse...

mas foi verdade! Voce foi acida nos comentarios sobre a aparencia e SO a aparencia dos participantes.Isto em nada invalida seus textos. Nunca disse que seus textos eram lixo , apenas por gostar de ler suas opinioes, sempre claras e precisas, me senti mal ao ver que vc estava sendo, na minha opiniao, muito rigida e de certa forma, agressiva Naquele post em especial.]
O que eu disse sobre lucides,era que esperava outro post, ja reccuperado deste, e lucido como os outros que sempre li, nos Rabiscos de Eva.
Sinto ter sido mal interpretada e te dou parabens pelos 1 milhao de acessos.
Vou passar nao tao bem , por que perdi um dos meus sites favoritos,mas entendo sua posicao.
Obrigada

maryah disse...

Boa tarde1 Eva gosto dos seus comentários sempre entro no seu blog Rabisco de Eva mas ultimamente não estou conseguindo ler, pois aparece uma propaganda. Quando vc deu a informação que estaria aqui fiquei feliz , mas hoje constatei que não tem mais suas opiniões! Que pena!Entro no seu através do sociedade.Vou continuar lendo esse outro blog seu esperando ainda poder ler o outro! Obrigada e espero que volte a escrever suas opiniões!

Eva/RN disse...

Mariah, aí estão as duas últimas postagens. Obrigada pela visita.