17 de julho de 2009

Fran levantou-se, sacudiu a poeira e deu a volta por cima!

**********




Enquanto Max precipitou-se e dar notícias sobre o rompimento com Francine, usando palavras duras, algumas injustas e revelando detalhes que ómente a eles interessam, enquanto ele maximizou na vitimização e nas acusações à ela, enquanto a mãe do ex-Benhê dava entrevistas para revistas detonando a ex-nora, deselegantemente, Francine assumia uma atitude discreta, digna, elegante e adulta: SILENCIAVA!


O silêncio é a resposta mais eloqüente nestes casos polêmicos, que podem ter conseqüências desastrosas, se não forem enfretados com prudência. Uma palavra impensada, uma acusação exagerada podem se transformar numa bola de neve de mexericos e fofoquinhas de imprensa marrom. E mais, logo os urubus, hienas, notadamente ex-bbs despeitados e rasteiros começaram a aparecer para tirar proveito da situação e aparecerem numa notinha de revista ou de sites de atualidades, como fizeram as vulgares e sem classe Priscila e Maíra, acompanhadas pelo coro de outros do mesmo naipe de amigos da baixaria.


Se eu já gostava de Francine, depois da atitude decente dela, recusando-se a falar sobre Max e sobre o fim do namoro, passei a gostar mais ainda. Admiro esta mulher. Ah! Como admiro e respeito Francine Piaia e, também a sua discreta mãe que não seguiu o lastimável e execrável exemplo da mãe do campeão do BBB9.


Estava ansiosa por notícias de Francine. Ontem, finalmente soube que está triste, sofrida, mas forte: conseguiu levantar-se, sacudir a poeira e dar a volta por cima. Leiam o que encontrei no site da Globo:

“Francine, ex-namorada de Max, vencedor do "Big Brother 9", está mesmo disposta a não falar sobre o fim do namoro. Veja esta: para cortar e pintar o cabelo longe de perguntas indiscretas sobre a separação, Fran pediu para que o salão Werner de Copacabana fosse fechado só para atendê-la. Pedido feito, pedido aceito. Até porque, a moça é muito querida pelos funcionários do salão. Veja como está o novo visual da ex de Max, que voltou a ser morena e aderiu à franjinha.
Apesar do sorriso na foto, Fran anda bastante cabisbaixa. Durante a mudança de visual, ela - que é sempre expansiva - pouco falou e não fez nenhuma brincadeira com os funcionários do local. Neste sábado, Francine participará do programa do locutor Tino Junior, na sede da rádio Beat 98, na Glória. Mas a condição para a ex-sister ir ao programa foi não falar sobre o rompimento. Ela topa conversar sobre qualquer assunto, menos Max!

Muito bem, Francine Piaia! Mesmo triste você está sabendo levantar, sacodir a poeira e dar a volta por cima, como nos ensina a canção. Manter o silêncio num momento de crise como o que está vivendo Francine, é um ato de sabedoria e de amadurecimento. Ainda mais que, ao contrário do que Max pensa, uma relação nunca acaba por culpa apenas de uma das partes, não tem essa de vítima e algoz, de bonzinho e megera. A relação acabou por culpa e responsabilidade dos dois. Teria sido uma atitude mais elegante, adulta e delicada de Max, se ele apenas comunicasse o fim do namoro, em comum acordo, sem adiantar motivos, sem apresentar-se como vítima, como o cordeiro que se deixava imolar, em nome do amor e da harmonia.

Não me surpreendeu o término do namoro de Max e Francine. Desde o desfecho lastimável do romance de Íris e Diego Alemão, da forma grosseira e súbita como ocorreu, com declarações descabidas por parte dele, passei a ver com desconfiança namoros de BBB, especialmente quando o protagonista é um campeão, jovem, bonitão. No caso do ex-casal delicinha as possibilidades de não dar certo eram grandes, em razão das enormes diferenças entre eles.

O que me surpreendeu, o que me chocou e me deixou perplexa foi a forma como ocorreu o desenlace, foram as palavras proferidas por Max, foi o tom de vitimização e de censura que imprimiu ao seu relato, lançando nos ombros de Francine toda a culpa pelo fracasso da relação.
Francine já sabe, Max ainda não aprendeu que não devemos deixar a boca falar, quando o emocional está tumultuado, o coração inquieto e a cabeça fervendo. Esta é a única forma que conheço de não dizermos palavras ofensivas, injustas, inconvenientes e grosseiras, ofendendo, magoando e tornando irreversível o fato consumado. Infelizmente, as palavras, uma vez proferidas, não poder ser recolhidas, apagadas da mente das pessoas. E que poder destrutivo elas podem ter!

Confesso que cheguei a acreditar que o romance dos ex-casal delicinha não seria eterno, mas teria vida longa, tendo em vista a maneira como eles se mostravam em público. No Fantástico, do dia dos namorados, Max teceu louvores e fez mimos de apaixonado para Francine e vice-versa. Isto faz mais ou menos um mês. Que conclusão tirar desse fato? Eu já tenho a minha opinião formada, mas prefiro silenciá-la.

Se acreditei no amor e na felicidade deles foi porque passaram os elementos que alimentavam a minha crença. Como posso então aceitar que há muito tempo as coisas estavam mal entre eles? Então nunca existiu o amor que apregoavam. Se o amor fosse forte e verdadeiro, o rompimento não teria ocorrido: ela domaria o ciúme, ele procuraria compreendê-la, porque ambos desejavam ficar juntos.

Sei que, nas relações humanas, facilmente nos colocamos diante do irredutível, do irremediável. Mas sei, também, que um grande amor harmoniza e equilibra todas as diferenças e idiossincrasias. Sempre que abordo esse tema, lembro das palavras que Gide pôs na boca de uma sua personagem: “É porque és diferente de mim que eu te amo, não amo em ti senão o que difere de mim”. Linguagem de romance, diria alguns. Linguagem humana, autenticamente humana, se queremos entender a essência do homem e a psicologia do amor, em que dois trazem à pobreza de cada um, a riqueza do seu próprio ser, único, misterioso e insubstituível.

É verdade que somos radicalmente incompletos, e é o amor que, trazendo o Outro para junto de nós, enche, nos limites de sua contingência e relatividade, os vazios e as feridas da nossa incompletude. Amor não é “tesão”, não é “paixão”, amor é uma força que deve ligar o homem e a mulher por todas as pontas do ser e com laços indestramáveis. Amar é, antes de tudo, olharem ambos na mesma direção.

Sem isso, sem essa profunda reciprocidade na ordem da inteligência e na ordem do coração, o amor não passa de um divertimento, de uma autêntica caricatura. Casar-se ou simplesmente juntarem os trapos sem saber o que é, realmente, amar é como andar de olhos fechados sobre o abismo, se já não fosse banalizar e prostituir o amor. Portanto, me indago sobre o que sentiam Max e Fran um pelo outro. Como uma pessoa que ama é capaz de escrever palavras tão duras transferindo a toda a responsabilidade pelo fim do namoro para Francine?

Não vou tomar partido, gosto muito dos dois, sempre fui MAXINE, independentemente deles ficarem juntos ou não. Elegi-os na casa como meus preferidos e assim continuarão. Todavia, dou-me o direito de não aprovar as declarações de Max, retratando-se como a vítima de uma Francine impiedosa, dura e fria. Mas não vou analisar o que ele escreveu na infeliz NOTA. Prefiro guardar deste fim de namoro a lembrança forte do SILÊNCIO de Francine. Calada, ela consegue ser muito mais eloqüente que a longa nota de Max. Max, meu querido Max, estou triste com você. Sair de uma relação sem esmagar a auto estima e a imagem do Outro é uma atitude bela, nobre, digna e humaníssima. Alemão não soube sair com grandeza, leveza e bondade da relação com Íris, e você, Max? Como você julga a nota que escreveu?

Transcrevo abaixo a NOTA que Max soltou no blog e revista QUEM. Cada um a leia e tire as suas próprias conclusões.

"É a primeira e única vez que falarei sobre isso. Eu e Fran não estamos mais juntos! Tivemos mais um desentendimento no final de semana passado, lá no Festival de Brasília. Os motivos? O de sempre. Os mesmos que vocês puderam acompanhar lá na casa", explicou ele.
"Quem me conhece sabe bem o que eu passei com relação a isso. Prometi para mim mesmo em junho do ano passado que nunca mais passaria por isso. Mas o mundo dá voltas e mais uma vez tentei. Me vi mais uma vez também vivenciando e ouvindo coisas que me ofendem demais", completou.
"Nesses seis meses, eu fiz tudo o que estava ao meu alcance para manter uma relação saudável e tranqüila, dando tempo e espaço para que as coisas se ajeitassem", disse.
"Após o ocorrido na semana passada, ainda me permiti uma semana para refletir e ponderar sobre tudo isso, e cheguei à conclusão que é remediar o irremediável. Parei para pensar o que será da minha vida hoje em diante. O que vivemos pertence a nós. Fomos muito felizes, ponto!", completou.
"Uma coisa que aprendi na vida é que relacionamentos não são feitos só de amor e paixão, existem outros elementos tão fundamentais quanto. Só eu sei o quanto é difícil tudo isso, e agora será ainda mais. Sempre quiseram me transformar em vilão, não será diferente agora, mas tenho minha consciência tranqüila. Aqueles que estiveram ao meu lado continuam aqui, e é isso que me dá forças para seguir adiante... força e coragem", ponderou.
"A decisão foi de comum acordo, sem brigas. Somos adultos e inteligentes. Sempre houve respeito, fidelidade e lealdade de ambas as partes", ressaltou.
"Para a galera do lado negro da força, vai o recado: podem estourar as champagnes e comemorar. Aos fãs que tanto nos apoiaram e torceram, fica o meu obrigado".

Aproveitando a onda desta NOTA, ou urubus de plantão soltaram o veneno que transborda das suas almas invejosas e perversas: A mãe de Max perdeu uma excelente oportunidade de ficar calada, não denegrindo a imagem de Francine. Mas preferiu dar entrevista para a revista QUEM e detonar a ex-nora. Que diferença da atitude digna, respeitosa e discreta da mãe de Francine.
Priscilão soltou a língua viperina de falsa amiga, fazendo coro com a vulgaríssima Maíra. As duas se merecem, são cartas do mesmo baralho ao qual pertence Flávio, Anna Carolina, Léo e Naiá. Desejo à Francine e a Max toda a felicidade que merecem, todo o sucesso e muitas realizações em suas vidas. Espero que se mantenham separados. Depois da nota de Max, não vejo como possa haver caminho de volta.

31 comentários :

donna disse...

Esta é a primeira vez que entro no seu site.....e vejo como suas palavras foram dignas mesmo de uma maxine...Adoro max e francine, mais o max pisou feio na bola. Me lembro de qdo francine foi julgada mal por todos na casa, na briga com a "boquteira". Somente Milena ficou do lado dela, por saber e sentir quem era a cobra da maira. No meu ver a atitude correta do max, seria ficar do lado de francine, e nao julga-la como ele fez. Enfim...torço que eles sejam felizes, cada um do seu jeito.....e desejo a fran...toda a paz e energia do mundo, essa menina merece...beijos, donna

Anônimo disse...

Concordo inteiramente, o melhor para Fran é seguir sozinha, um casal que não consegue viver com suas diferenças, deve seguir rumos separados. Força, Fran, jovem e onita vc achaá um homem que a aceite como é, para Max, felicidades em sua vida, espero que arranjes uma barbie bem ao teu gosto.

Anônimo disse...

Disse TUDO, Max mostrou mais uma vez sua pequenez!!!
Nota 0 pra ele e sua troupe!

Angel

Anônimo disse...

Max deu um tiro no pé com essa declaração ditatorial, deselegante e contraditória. Pensou que as fãs iriam vê-lo como uma vítima do ciúme da barraqueira Fran. Isso não aconteceu. Fran permaneceu num digno silêncio sendo atacada na imprensa. Não se defendeu nem das declarações injuriosas da mãe do Max, essa sim uma barraqueira. Go Fran go!

Anônimo disse...

Vcs julgam o Max só porq ele foi sincero o bastante pra expor qe a relação nao deu certo ...
vi a nota de Max e não vi nenhum ponto qe ele tenha ofendido a Fran ...
Se ele não tivesse aberto o jogo ate hoje nós não saberiamos de nada porq a Fran sequer falou nada para os fãs dela ...
Max apenas honrou oq sempre disse qe era honesto acima de tudo e honestidade hoje em dia é tido como mal carater!!!
amu os dois e agora não vale apena encontrar quem errou,isso cabe aos dois não a nós!!!
Max eu te amooooooooooo!!!!!

Anônimo disse...

Belissimo texto, que Fran ressurja das cinzas, tal como Fenix, e brilhe, brilhe muito, e que esse brilho ofusque todos aqueles que um dia a julgaram e condenaram. 0 silencio é ouro e a palavra é prata. Francine não precisa se defender, através do seu silêncio ela falou tudo, não precisamos de mais nada, a ser que ela seja felize tenha muito sucesso. Em boca calada, não entra mosca.

Silvia disse...

È a primeira vez que vejo seu blog e concordo plenamente com o que escreveu.Fran é uma menina como poucas e ainda bem que Max mostrou-se indigno de ser seu companheiro. Com a atitude lamentável dele ficou bem claro que ele nunca a amou realmente, pois quem ama protege e enaltece a pessoa amada.
Fran quem não te da o devido valor não te merece.
Beijos!!!

Heliane disse...

Parabéns!
Excelente analise.
Gostaria imensamente que os dois envolvidos nesta história lessem seu texto. Principalmente Max que tem muito ainda que crescer e aprender para ser tudo aquilo que ele prega ser.
Max se perdeu em sua soberba, não soube a hora de calar ou de falar adquadamente, elegantemente.

Força e luz para você Fran !!
Quanto ao Max, ele pensa que não precisa.

Lia

alucrescia disse...

Gente...voces não acham estranho acabarem justamente nessa data?
No site da bruna um tal B. negão falava desde maio que o contrato terminaria dia 11 de julho e não foi diferente. Dia 12 o max já estava na boite com o flávio. Era tudo pelo dinheiro,...ele não estava masi aguentando ´so a usou e agora quer sumir e voltar livre de fãs.Não gosta das fãs...só suportava para conseguir seus trabalhos. podem ver que os sorrisos nas fotos eram sempre forçados com aqueles dentoes, e sempre reclamando e sempre falou coisas incoerentes. há pouco disse para uma entrevista que estavam bem, que fran estava se comportando e tal...e agora vem e diz que há tempo estava desgastado?
Não sabe o que falar para sair fora e ficar livre. Tirou o que pode de fran...ela deu o carro do anjo a ele e ele deu a mãe. ela trocveu amis por ele do que por ela e ele sempre fez questao de dividir tudo e não pagar nem um amlmoço a ela...e a cachorrinha que ele deu pq precisava dar um presente por causa do programa, enquanto ela para agradá-lo lhe deu um video game carissimo e mais um cachorro ainda.
Ele é o tipico carioca malandro...espeo que fran o esqueça e deixe ele para as negas dele...pris por ex.

sandra rj disse...

texto lindo, só uma coisa não foi dita, ERRAR É HUMANO, frsn errou e nós compreendemos, Max errou com a nota, e nós devemos perdoá-lo, pois só assim ele aprenderá a se perdoar( como falou o Bial) Torço para q eles se acertem, pois ninguém vive junto sem ter problemas

Anônimo disse...

Sem palavras... SIMPLISMENTE A-DO-REI!!!

Kha disse...

Concordo com cada linha escrita!
Max fez o papel dele de sempre, machão, aquele que não pode sai por baixo nunca.
Não assume suas responsabilidades nem sua culpa... é muito mais fácil criticar os outros do que a nós mesmos não é?
Ainda mais quando a Fran já era julgada por muitos como louca ciumenta! Fran é ciumenta. Mas nunca sem motivos.
Espero sinceramente que fofurinha não volte com ele. Existe coisa melhor.

Tá lindo o blog!Parabéns!

Bjos

eli.ene.17 disse...

texto belissimi,todos tem defeitos e a fran nunca escondeu os delas,eu.infelismente nunca acreditei no sentimento dele e um sanguessuga ele e sua familia baixa,fran podia estar errada porem sempre esteve so nessa relaçao,estava na cova dos leoes,com a familia dele,os amigos dele,a soberba e ganancia dele.ela e uma estrela cheia de defeitos ninguem e perfeito porem integra e leal uma deusa,uma diva que muito vai brilhar e nos fazer sentir orgulho a fran sorte ao max que el encontre alguem do nivel dele quem sabe a pri e vulgar que nem a familia dele se merecem

Anônimo disse...

FRancine já sabe e Max não aprendeu que não devemos soltar palavras quando os sentimentos estão tumultuados?
Piada do dia!
kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Eva disse...

ANÔNIMO

Piada é um adulto ler um texto e não entender o que leu. Vê se cresce... enquanto isso não acontece, vê se fica no seu cercadinho. Aqui não tem lugar para gente baixa.

Eva disse...

ELI.ENE
Espero que Francine seja firme e deixe Max no passado. Ele combiona mais com Flávio, com Priscilão, Maíra e outros/as do mesmo naipe. Fran já teve muito sofrimento na vida passada, não merece passar por humilhações.

Eva disse...

KHA
Você disse tudo, querida. Bjs.

Eva disse...

SANDRA

Errar é humano, mas tem certos tipos de erro que não tem como voltar atrás. Francine é uma pessoa pública, temn uma imagem a zelar. Max esqueceu isso e a atropelou com as declarações que fez. Como mulher, nesse caso, fico ao lado dela. Continuo reconhecendo as qualidade de Max, torço para que ele se saia bem em tudo quanto quiser. Ele merece tudo de bom. Da mesma forma que Fran merece.

Eva disse...

ALUCRECIA

Pode ser mera coincidência. Acredito que a relação era verdadeira. A incompatibilidade de temperamentoas era notória. Max sabia muito bem como era a natureza de Fran, se foi morar com ela é que a aceitava tal qual era...daí a incoerência das declarações.

Eva disse...

HELIANE

Obrigada, querida, pelas palavras elogiosas. Bjs.

Eva disse...

SILVIA
Concordo com as suas palavras. Francine será sempre a nossa fofurinha, a menina cheia de graça, uma humorista notável, uma amiga leal aos amigos e uma mulher sofrida. Gosto demais dela.

Eva disse...

ANÔNIMO
Você não viu nada ofensivo na nota de Max? Estou pasma! Sem comentários!

Eva disse...

DONNA e os 4 primeiros anônimos

Obrigada pela visita e pelos comentários. Bjs

Sol Hoffmann disse...

Olá amiga querida...
Seu texto está belissímo como já esperava...
Você sempre sabe a dose certa de suas palavras...
Amiga, fui maxine até Max dar este tiro no pé...
Fui por que como não perdoei o alemão com o que fez com a minha amada Íris, não vou perdoar Max por ter feito a mesma coisa com Fran...Eva, eu sempre entrava lá no blog da Bruna e realmente este tal "B.Negão" sempre dizia que 11 de julho seria o fim da farsa de Max... Muito estranho que o que ele apregoava se concretizou... E eu "P" da vida sempre retrucando e defendendo o amor dele por ela... Mas vida que segue e espero sinceramente que Fran faça sua vida sozinha linda e seja muito feliz longe das fofocas e baixarias como fez Íris que hoje está linda, rica e feliz com seu novo amor.
Um beijinho de luz em seu coração minha amiga.
Sol Hoffmann agora Stefanelli Piaia.

Gloria disse...

Que os dois tenham muito sucesso, juntos ou separados. Esse namoro, que tanto nos encantou, passou da validade. Acusam Francine de ter se aproveitado da companhia de Max para faturar seus caraminguás, mas quem pode afirmar que o contrario também não foi conveniente? Enfim, cada um no seu quadrado. E que sejam felizes! Beijos, Eva!

Anônimo disse...

Eva, que blog lindo! Parabéns!
O Max é imaturo nos seus trinta anos, pois está sempre na barra da saia da Mamãe que se mete em tudo na vida dele: é inseguro prá caramba com as mulheres e porisso não acerta nunca.
Se "acha"muito,mas na verdade não se exressa muito bem.Tem pouco vocabulário para falar e se perde falando.
Ele tem tanto medo dos seus relacionamentos com as mulheres que se defende mais que ama,para não ser atacado e o pior é que faz isso muitas vezes sem pensar ou pensando só em se defender,sem a devida maturidade,todos viram ele fazer isso na casa;
ele prefere a companhia dos amigos ás das mulheres e isso ficou claro,ele não se curou das rejeições passadas e porisso tem tanto medo s que prefere se defender atacando e o que é pior sem pensar e aí fica tudo mais dificil.
No episódio de Maíra ele não deu apoio á Fran e nunca dará porque é egoísta ,primeiro eu ,segundo eu,. terceiro eu, e no de Priscate também , mesmo o Brasil inteiro se pronunciando nos blogs ele achou que o ciúme de Fran não foi devido,quando a Priscate se pendurou no cangote dele falanddo aos ouvidos propositalmente para já minar a relação e minou e mina empreenhando a mãe dele( boba e ingênua-será?)pelos ouvidos contra a Francine.Ela é cobra criada e vingativa,
e a mãe do Max quer o filhimho grudado no cordão umbilical.Clara nunca vai deixar Max crescer, ele adora um video-game e não queria ir para o aniversario de Fran sua mulher porque estava com os amiguinhos jogando video-game.Essa é a verdade de Max.Ele é um Peter Pan.Ele é uma pessoa digna, acredito que seja cuidadoso, mas não é muito atencioso, força muito o sorriso, ,é sempre muito tenso ,em alerta prá se defender, é bonito, tem um sorriso natural lindo, se veste muito bem,e tem carisma. Eu gosto dele apesar de estar triste com o erro preciptado dele com a nota oficial.
A Fran também tem seus defeitos e o ciúme dói em quem sente também ,pois é sempre uma ameaça aos dois parceiros, ela também é imatura,tem vícios de linguagem(fala errado algumas palavras) ,mas ao contrário fala bem se expressa bem, tem muita presença frente a rádio e tv, sem falar nas fotos,é linda alegre,divertida,digna.irreverente
Se não fossem tão imaturos saberiam que opinião dos outros não tem o poder de nos abalar ,só se deixarmos,podem falar o que quiserem mas se amo deixo a tempestade pasaare dialogo com a pessoa amada.Se ele quer ,junto com sua familia e amigos ficarem amigos da Priscate então esqueça realmente a Fran,pois o Brasil não é cego e viu quem é essa mulher e o que ela aprontou para Fran e para você,Milena ,Flávio.Nós não queremos saber dela e ela precisa de sua torcida para vender a playboy dela mostrando o percing e ter sucesso.Só que ela vai ter sucesso mas tenho a certeza que nenuhm e nenhuma Maxine ajudará a Priscate e você vai se arrepender muito.Max você tem defeitos enormes tanto quanto a Fran porisso, VOCÊ ERROU FEIO AGORA.
você é muito imaturo, ingênuo e louco se ficar desfilando com a Priscate.Saia dessa enquanto é tempo Max.ACORDA MEU QUERIDO COM OU SEM FRAN FICAREMOS AO SEU LADO MAS...SEM A PRISCATE LHE LEVANDO PARA BEBER NA MESA DE UM BAR,LHE EMBRIAGANDO,POIS ELA É PINGUNÇA LEMBRA?sE VOCÊ NÃO BEBE ,VAI BEBER E MUITO COM ELA.ACORDA MAX.

Anônimo disse...

adorei seu texto nunca tinha entrado aqui,bom o max ,nuncas gostou da fran pra nos pereante as cameras,ele foi um grande ator,nao esqueço quando a maira disse que olhando nos olhos da pessoas la dentro e totalmente diferente,o que vimos na ppv,o max nunca deu razao para fran,lembro quando foi votado que todos votaram nele,ele perdou todos menos ela,gosto muito dos dois+infelismente,max errou,sinto pela fran ele sim o ama e uma pena espero que ela consiga,dar a volta por cima beijos

Anônimo disse...

Eva, a Fran tinha que ler esse seu texto. Você faz uma análise muito clara do que ocorreu e sobre o comportamento da Fran. Seria tão bom para ela! Aumentaria sua auto-estima. Seria um refresco para seu sofrimento.Um bálsamo para sua alma.

niss disse...

Eva, venho com a difícil missão de te comunicar o falecimento de nossa querida amiga e parceira Nildce. Passe no Comentando ou no Proseando amiga.
Estamos tristes por demais.

Sol Hoffmann

Sol Hoffmann disse...

* Em tempo: Eva desculpe saiu como se a niss tivesse escrito, mas eu estava postando lá no proseando mas sou eu a SOL HOFMANN que está deixando o recado.

Eva disse...

SOL querida
Vou sim, agora mesmo, visitar os dois blogs. Estou triste, muito triste com a partida da minha amiga. Que a Espiritualidade Maior a receba, conduza e ampare na nova forma de vida.